quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Conflito entre o amor e o ressentimento dos pais

Enquanto a ferida, a decepção e a necessidade não satisfeita dos seus anos infantis permanecem inconscientes, você não pode entrar em um acordo com elas. Não importa o quanto você ama os seus pais, existe em você um ressentimento inconsciente, o que o impede de perdoá-los pela ferida.

Você só pode perdoar e esquecer se reconhecer a sua ferida e o seu ressentimento profundamente escondidos. Como um ser humano adulto você verá que seus pais são, também, apenas seres humanos. Eles não são tão imaculados e perfeitos quanto a criança pensava e esperava, contudo eles não devem ser rejeitados agora porque tinham seus conflitos e imaturidades. A luz do raciocínio consciente tem que ser aplicada a essas emoções que você nunca se permitiu perceber completamente.

Enquanto não tem consciência desse conflito entre o anseio por um amor perfeito, vindo dos seus pais, e o ressentimento contra eles, você está fadado a tentar remediar a situação depois de adulto. Esse esforço pode manifestar-se em vários aspectos da sua vida.

Você constantemente se depara com problemas e padrões repetidos que têm origem na sua tentativa de reproduzir a situação de infância de forma a corrigi-la. Essa compulsão inconsciente é um fator muito forte, mas está muito oculto do seu entendimento consciente!

A maneira mais freqüente de se tentar remediar a situação ocorre na escolha dos parceiros. Inconscientemente você saberá como escolher no parceiro aspectos semelhantes ao daquele dentre os pais que mais deixou a desejar em sua afeição e amor reais genuínos. Mas você também busca no seu parceiro aspectos do outro, o que chegou mais perto de corresponder às suas exigências.

Assim, você busca os pais novamente – de uma maneira sutil que não é sempre fácil de detectar – no seu cônjuge, nas suas amizades ou nas demais relações humanas.

Eva Pierrakos




Nenhum comentário:

Postar um comentário