segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Infecção

A infecção são todas as maneiras através das quais nossa energia foi negativamente afetada pelos condicionamentos. São todas as convicções e os medos repressivos que inconscientemente trazemos dentro de nós, todas as expectativas negativas e os sentimentos de limitação que assimilamos dos nossos adultos importantes. Quando crianças, somos um receptáculo de todos os medos e negativismos dos que cuidam de nós e da sociedade repressiva na qual fomos criados. Chamamos isso de "infecção" porque entrou em nossa maneira de pensar sem nosso conhecimento e espalhou-se a ponto de afetar nossa energia, nossa auto-estima, nossa criatividade, os relacionamentos, a sexualidade, a inteligência - em resumo, todos os aspectos da nossa vida.

A infecção ajuda a explicar muita coisa da experiência da criança emocional. Caso contrário, seria muito difícil entender por que sentimos tanto medo, tanta vergonha, tanta inibição e insegurança interiormente. A infecção ajuda a explicar por que nos pegamos repetindo estilos de vida e padrões que pertenciam a um dos nossos pais ou a ambos. É claro que nem tudo o que nos infectou foi negativo. Muitas das nossas qualidades positivas foram em parte herdadas de alguma maneira misteriosa.

As diversas manifestações do medo em nossa vida atual em geral apenas refletem o modo como nossos pais, ou apenas um deles, expressavam seus medos. Nossas atitudes negativas e críticas em relação aos outros e à vida geralmente refletem atitudes similares de nossos pais.

A infecção fez o molde, e todos os conceitos que temos de nós mesmos são a imagem que saiu desse molde. Não podemos imaginar outra forma de pensar nem de agir.

Se é preciso muita coragem para conhecer a nossa infecção, imagine-se então para nos livrar dela. É, sem dúvida nenhuma, o passo mais corajoso que daremos na vida. Nossos condicionamentos - a religião, a cultura, a classe social em que fomos criados - nos dão uma identidade. Até começarmos a romper com tudo isso, será difícil perceber que estamos sendo esmagados ou que existe outra maneira de viver, diferente daquilo que nos foi ensinado.

Krishnananda




Nenhum comentário:

Postar um comentário