segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Porque temos tantas expectativas?

Todos nós temos expectativas e na maior parte do tempo acreditamos ser bastante razoáveis. Descobri que esse é um padrão de comportamento muito difícil de trazer à consciência. Prendemo-nos às nossas expectativas como mulas teimosas porque do outro lado está a solidão. É um despertar doloroso abandonar as expectativas. Significa despertar em um mundo que não é como a nossa criança emocional gostaria que fosse. Sempre encobri minhas expectativas com a negação. Mas, quando comecei a enxergá-las, foi um susto ver que minha vida era toda pontilhada de expectativas. Tenho expectativas de como ser tratado pelas pessoas, de quanto e de que maneira elas me amam, de que a minha criatividade seja apreciada e até da disponibilidade das pessoas de me dar o que quero e prever meus sentimentos e humores. Tenho grandes expectativas de ser entendido e até mesmo expectativas sobre o tempo. Quando elas não são correspondidas, reajo. Às vezes xingo, outras fico zangado, outras ainda finjo que não me importo. Em geral, fico irritado. Às vezes, só sei que tenho uma expectativa quando ela não é correspondida. É quando fico irritado sem saber por quê. A razão é sempre a mesma. Algo não está acontecendo conforme eu quero.


Nunca me ocorreu que tudo isso fosse apenas a minha criança emocional. Mas, quando pude entender essa parte soterrada de mim mesmo e o grau de consciência que a envolvia, tudo ficou mais claro. É natural que a nossa criança interior tenha expectativas. É um profundo mecanismo de sobrevivência. Nossas expectativas são guiadas por dois medos. Sentimos medo de não ter o que precisamos e de ser infelizes. Isso cria uma sensação de pânico quase insuportável. No nosso estado mental infantil, precisamos buscar no mundo exterior aquilo que nos falta. Desse espaço, não conhece-mos nenhuma outra maneira de ter nossas necessidades essenciais satisfeitas. Infelizmente, nem sempre percebemos que nossas ações são conduzidas por essa criança em pânico. É um comportamento que cria problemas na nossa vida porque as expectativas sempre resultam em frustração e decepção. Jamais ninguém vai mudar para corresponder às nossas expectativas - mesmo que tentemos. Isso só cria ressentimentos e afasta as pessoas de nós. A vida construída em torno de expectativas resulta em decepção, rejeição e frustração infinitas, baixa auto-estima e até autodestruição.

Krishnananda





Nenhum comentário:

Postar um comentário