quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A criança e seus desafios

No seu subconsciente ocorrem as seguintes reações: uma vez que a criança em você não pode libertar-se do passado, não pode chegar a um acordo com ele, não pode perdoar, compreender e aceitar, essa mesma criança que existe em seu interior cria condições semelhantes, tentando vencer no final para, finalmente, dominar a situação em lugar de sucumbir a ela.

Todo esse procedimento é profundamente pernicioso.

...é ilusório achar que a falta de amor, por mais triste que possa ter sido quando você era criança, seja a tragédia que o seu subconsciente ainda sente que é. A única tragédia está no fato de você obstruir a sua felicidade futura ao continuar a reproduzir a velha situação, na tentativa de dominá-la.

Ao tentar reproduzir a situação da infância, você escolhe inconscientemente um parceiro com aspectos semelhantes àqueles do seu pai ou da sua mãe. Porém, são esses mesmos aspectos que tornarão impossível que você receba agora o amor maduro que legitimamente anseia, da mesma forma que foi no passado.

Você acredita, cegamente, que o fato de querer com mais força e urgência fará com que seu pai-parceiro agora ceda, mas na realidade o amor não pode vir por esse caminho. Somente quando você ficar livre dessa contínua repetição é que você não chorará mais pelo amor de um pai ou de uma mãe.

Não exigindo ser amado como uma criança, você estará igualmente desejoso de amar.

Porém, uma vez ciente de que dificilmente existe uma pessoa realmente madura, essas imaturidades do seu parceiro não serão mais a tragédia que eram enquanto você buscava constantemente reencontrar um dos seus pais, ou ambos, o que, é claro nunca poderia ocorrer.

Com sua imaturidade e incapacidade atual, você pode não obstante construir uma relação mais madura, livre da compulsão infantil de recriar e corrigir o passado.

Eva Pierrakos





Nenhum comentário:

Postar um comentário